PIPA A FORTALEZA
1º
DIA
Cidade de Origem / Pipa
Chegada em Natal e assistência no aeroporto, durante 2 horas trafegaremos pelas estradas da região até chegar a Praia da Pipa Pipa é alto astral é a marca dos que visitam este santuário ecológico! A praia de Pipa é considerada uma das mais belas do Nordeste, baias em formato de meia-lua cercadas de imponentes falésias de cores surpreendentes, dunas,ondas perfeitas e a exuberância da mata atlântica.
Pipa ainda mantém ares de uma charmosa vila de pescadores, oferece excelentes opções aqueles que desejam curtir o sol em praias de areia brilhantes para depois dar um mergulho refrescante em águas tropicais.
Chegada em Pipa e Acomodação em Pipa no Hotel escolhido.
2º
DIA
Pipa
Dia livre para aproveitar as praias de Pipa. A noite sugerimos uma caminhada na rua principal onde estão localizado um charmoso centro comercial com opções de lojinhas, bares e restaurantes.
3º
DIA
Pipa a Natal em veículo 4x4
Em horário a ser designado conforme a tábua de marés, seguiremos em veículo 4x4 em direção a Natal. Saíremos de Pipa e seguiremos rumo ao litoral sul de Natal e passaremos pelas praias de Camurupim, Tabatinga, Buzios, Pirambuzios, Pirangi do Sul (onde está localizado o maior cajueiro do mundo ), Praia do Cotovelo , Barreira do Inferno até chegarmos a Natal, capital do Rio Grande do Norte. Para a noite sugerimos conhecer a gastronomia presente na região, conforme o interesse e preferência do paladar. Em Natal, especificamente na região de Ponta Negra existem diversas opções de restaurantes, dos quais podemos destacar os mais conceituados tais como Restaurante Camarões Potiguar ( frutos do mar ), Tábua de Carne ( rodízio de carnes e culinária regional nordestina) e o Mangai
( comida tipica regional nordestina ) .
Acomodação em Natal no hotel escolhido.
.
4º
DIA
Natal a São Miguel do Gostoso em veículo 4x4
A partir de Natal, seguiremos por cerca de 1 hora pela estrada até a altura de Muriú onde iniciaremos o passeio pelas praias do litoral.
Passaremos por Barra de Maxaranguape, onde uma balsa artesanal fará a travessia desse rio. Após a travessia, seguimos até o Cabo de São Roque e Ponta Gorda. No Cabo de São Roque, veremos a “Árvore do Amor” com sua formação influenciada pela ação constante dos ventos. Diz a lenda que, os casais que passam por essa árvore, jamais se separam. Teremos também o visual do Cabo de São Roque, um dos pontos mais oriental da costa brasileira, com maior proximidade do Continente Africano. Subiremos as Dunas de Ponta Gorda, onde teremos um mirante natural, podendo admirar uma enseada de beleza única, com uma praia selvagem repleta de imensos coqueirais.
Descendo a duna de Ponta Gorda, atravessaremos mais esse trecho e praia até o outro lado, onde será necessário subir uma íngreme duna para prosseguir com o trajeto. Trafegando sobre as dunas, é possível reparar a vegetação presente, característica de restingas, com folhas mais grossas e arbustos baixos. Muitos coqueiros também integram o visual impressionante desse ponto da nossa costa. Nesse momento, devido a barreiras geográficas naturais, pegaremos um pequeno trecho de estradas de asfalto e terra. Pouco mais a frente,voltaremos a entrar na praia, dessa vez em Caraúbas. Esta é um agradável e pacato vilarejo de pescadores, que no período de férias, transforma-se numa cidadezinha bem agitada pelos veranistas. Seguiremos pela praia até entrarmos na região de Maracajaú. Nesse trecho, as praias são bem mais planas e sem indícios de vegetação na área de pós praia, apenas dunas extensas são encontradas. Passaremos por mais uma grande extensão de praias, dentre as quais podemos destacar, Pititinga, Zumbi e Perobas, onde já se evidenciam as primeiras grandes falésias. Em Perobas, no meio de tantos coqueiros, um especialmente deitado é um convite a uma fotografia “caribenha”.
Continuaremos subindo a costa, agora com direção a Touros. Touros é uma pequena cidade muito bonita e charmosa, repleta de atrativos culturais e históricos, como os canhões deixados pela Coroa Portuguesa e que nunca dispararam um só tiro. A Igreja e o Museu de Arte Sacra são mais alguns atrativos de relevante interesse. Chegaremos ao Farol de Touros, extremamente importante para a Navegação, pois indica a “Esquina do Continente Americano”. Teremos uma visão da Ponta do Calcanhar (onde o continente literalmente faz a curva, deixando de ser voltado para leste e passando a ser voltado para norte). “Marque no mapa e diga, eu estive exatamente aqui!!”, não tem erro.
Conheceremos o Marco Zero da BR-101, também em Touros. Ali começa essa importante rodovia federal, que só tem seu final em Torres, no Rio Grande do Sul. Seguiremos pelas praias de Cajueiro e Lagoa do Sal, onde poderemos verificar a importante presença de colónias de pescadores com dezenas de jangadas no mar e muitas cabanas na areia. Em Lagoa do Sal, após sairmos da praia, poderemos admirar uma duna muito alta e muito bonita ao lado esquerdo e, depois da duna, uma Lagoa bem extensa, que deu nome a praia. Seguiremos pela estrada por mais alguns metros até entrarmos novamente na praia, seguindo pela Enseada dos Amores e São José, até a Ponta do Santo Cristo. Essa região da Ponta do Santo Cristo é considerada, atualmente, um dos melhores pontos para a prática de esportes náuticos com vento (Wind Surf, Kite Surf). Praticantes do mundo inteiro, procuram nessa enseada, as condições ideais de vento e águas calmas, para a melhoria das técnicas. É muito comum dividir um espaço na areia com pessoas das mais variadas nacionalidades. A noite, sugerimos que conheçam o Madame Xita. A decoração é simples, rústica e muito charmosa. O ambiente é de total descontração, com uma cerveja gelada e bons petiscos e crepes.
Acomodação em São Miguel do Gostoso na Pousada escolhida .
5º
DIA
São Miguel do Gostoso a Galinhos em veículo 4x4.
Sairemos de São Miguel em 4 x 4, no horário indicado pelo condutor da viagem, pois é necessário respeitar os horários da maré para que tenhamos um maior aproveitamento do percurso, sem comprometer a segurança do passeio. Seguiremos pela Praia da Xepa com direção a Tourinhos.
Será possível evidenciar a mudança drástica que já começa a ocorrer no tipo de praia. O trecho percorrido até chegarmos a Tourinhos é uma Praia rochosa, sem areia, com uma vegetação seca e rasteira, repleta de cactos. Um pouco mais a frente, será possível uma vista fantástica no que se convencionou chamar de Mirante Natural de Tourinhos. Esta é uma das vistas mais fantásticas de todo o passeio.
Aproveite para tirar muitas fotografias. Seguindo pela Praia de Tourinhos, veremos o “Suspiro da Baleia”. Trata-se de uma rocha a beira-mar que, quando atingida pelas ondas, lança através de uma fenda um jato de água para cima, lembrando o burrifo de uma baleia.
Continuando o trajeto, teremos mais uma extensão de litoral até chegarmos à Praia do Marco. Nessa praia, os colonizadores portugueses colocaram uma pedra com o símbolo da Coroa Portuguesa, deixando claro a todos os que pudessem tentar invadir o Brasil, que este novo continente já tinha dono. Chama-se esse monumento de “Marco do Descobrimento”. Retomando o percurso, seguiremos dessa vez até a Ponta dos Três Irmãos. Com a maré ideal, será possível passar pela praia e ver de baixo, as formações rochosas que cercam essa rica faixa de areia. Se a maré não permitir, passar por cima é igualmente impressionante, pois teremos um belo mirante que nos dá a real dimensão da imensidão dessa praia bem rochosa. Um pouco mais a frente estará Caiçara do Norte. Esta praia é hoje em dia, uma das mais importantes colônias de pescadores do estado do Rio Grande do Norte. Uma centena de jangadas e barcos pesqueiros ficam parados em frente a praia, aguardando o horário ideal da pesca. Logo após, Saindo do pier em Galos ou Galinhos dependente da pousada escolhida, percorreremos o lado interno da península, conhecido como braço de mar. Navegando por essas águas calmas e abrigadas, os visuais das dunas e da ilha das cabras são incomparáveis e o passeio segue pelos canais em direção as dunas do Capim, ao sul de Galinhos, parando num local à margem do manguezal para mostrar cavalos marinhos, desembarque na duna é feito num ponto conhecido como Duna do Capim, por apresentar uma fina vegetação sobre a areia.
Após uma caminhada pela duna, nesse momento vamos poder observar do alto da duna as garças branca e azul, os caranguejos que correm na lama e que mostram o quanto esta região é preservada. Um pouco mais a frente estará Caiçara do Norte. Esta praia é hoje em dia, uma das mais importantes colônias de pescadores do estado do Rio Grande do Norte. Uma centena de jangadas e barcos pesqueiros ficam parados em frente a praia, aguardando o horário ideal da pesca.
Seguiremos pela praia até entrarmos nas Dunas de Galos.
Não é nenhum exagero comparar as Dunas de Galos a uma pequena amostra dos Lençóis Maranhenses. Nos meses chuvosos, até lagoas se formam por entre os paredões arenosos. Passaremos pelas Dunas do Capim, tendo uma vista do braço de mar que se estende restinga adentro. O visual da Ilha das Cabras, no meio do braço de mar, também é muito bonito.
Acomodação em Galinhos na Pousada escolhida.
6º
DIA
Galinhos a Canoa Quebrada em veiculo 4x4
Sairemos de Galinhos em direção a Ponta do Mel, uma das praias mais bonitas e ainda inexploradas do Rio Grande do Norte. De natureza selvagem e muito particular, é um convite a uma outra dimensão de tempo e espaço. A praia de Ponta do Mel é a representante máxima da diversidade geográfica da chamada Costa Branca: uma região de paisagens abertas, inéditas e surpreendentes, ainda desconhecidas para a maioria dos viajantes. Poderemos presenciar o encontro do sertão com o mar, estando a sua natureza ainda marcada por incríveis dunas móveis e falésias gigantes.
Aí conheceremos também as incríveis Dunas do Rosado. Se prepare, pois um mundo de belezas e momentos inesquecíveis ainda nos espera. Partiremos então à descoberta da exótica e mística Canoa Quebrada, durante o percurso, conheceremos as imensas falésias de Redonda e Ponta Grossa, onde nos deliciaremos com um farto cardápio de frutos do mar.
Chegando a Canoa Quebrada, bela pelas suas falésias avermelhadas em forma de meia lua.
Acomodação em Canoa Quebrada na Pousada escolhida.
7º
DIA
Canoa Quebrada a Fortaleza em veiculo em 4x4
Sairemos de Canoa Quebrada em horário indicado pelo condutor, seguindo cerca de 40km pelo asfalto até Parajuru. Esse deslocamento por estradas é necessário pois o trecho desse litoral é repleto de manguezais e pedras, o que impossibilita o deslocamento pela praia.
Chegando a Parajuru, pegamos novamente o litoral passando por Canto Verde e Barra do Sucatinga até chegar na Praia das Fontes e em seguida em Morro Branco. Essas praias são famosas por suas fontes de água saindo das falésias. Em morro branco teremos o monumento das falésias e boas barracas para apreciar petiscos.
A partir daí, continuaremos seguindo pelo litoral onde será necessário atravessar duas balsas, uma em Barra Nova e outra em Barra Velha. Passaremos por Caponga, Prainha até chegarmos no Beach Park, já em Fortaleza.
Acomodação em Fortaleza no Hotel escolhido
8º
DIA
Fortaleza/ Cidade de Origem
Após o check out no hotel escolhido em Fortaleza saírem com 3 horas de antecedência do horário do vôo em veículo convencional com sentido ao Aeroporto , onde haverá o embarque para cidade de origem.
Fim dos nossos serviços .